Por//Thales C.M.
Nascida em 31 de julho de 1965, Joanne Rowling é uma das mulheres mais bem sucedidas do mundo. Em uma geração que cada vez mais a leitura é deixada de lado, ela provou que ainda existe espaço para livros nas estantes dos jovens. A série Harry Potter fez de Joanne a mulher mais rica da Inglaterra e a segunda do mundo, perdendo apenas para a mega-apresentadora Oprah.
Agora você deve estar se perguntando: se o nome dela é Joanne Rowling, por que meus livros vêm assinados por J. K. Rowling? É uma longa história…
A faculdade, o trem e o bruxo
Quando criança, Joanne sempre foi a inteligente da turma, com boas notas e gosto pela leitura. Mais tarde, foi para a universidade cursar Francês. Ela preferia a língua inglesa, mas por pressão familiar, optou por algo mais “favorável para o futuro profissional”. Durante a faculdade, a escritora começou a namorar e, durante certo período, dar aulas de inglês na França.
Após formada, passou por alguns trabalhos específicos, mas nenhum a preencheria como a ocupação para qual nasceu: escrever. Durante esse período chegou a esboçar alguns projetos, mas nenhum chegou a ser publicado.
Algum tempo depois, seu namorado (aquele, da época da faculdade) mudou-se para Manchester. Com medo de manter o relacionamento a distância, Joanne passou a procurar um apartamento na mesma cidade. Entre idas e vindas de trem, de Manchester para Londres, uma foi especialmente marcante. Não só para ela, como para as centenas de milhões de leitores que viriam a apreciar seu trabalho.
Em uma época em que não existiam celulares supermodernos, jogos portáteis e computadores móveis, as viagens costumavam ser extremamente entediantes. Foi em um desses vagões, afundada no tédio de sempre, que idealizou o bruxo que em alguns anos conquistaria o mundo. Sem sequer um papel para anotar suas ideias, ela as guardou na memória e, nos meses seguintes, deu formato ao primeiro esboço de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’.
Da depressão à lista dos mais vendidos
Após um semestre em Manchester, trabalhando nos esboços de Harry Potter, uma notícia terrível fez Joanne voltar à sua cidade natal: sua mãe havia falecido por esclerose múltipla. Como uma notícia ruim sempre atrai outras, quando voltou para casa, seu apartamento havia sido roubado e seu relacionamento estava prestes a terminar.
Com o término do relacionamento, não havia mais razão para continuar em Manchester. Uma oportunidade para lecionar inglês em Portugal levou a escritora para a cidade do Porto. Foi em um bar que conheceu Jorge, um estudante de jornalismo com quem casou-se no mesmo ano e teve a sua primeira filha: Jessica. Apesar do nascimento da filha, o casamento parecia não dar certo, repleto de crises de ciúmes por parte de Jorge. Em uma das brigas, a paciêcia de Joanne se esgotou e ela acabou regressando para o Reino Unido.
Nessa época, sofreu com a pobreza e a depressão. Porém, foi a catástrofe de sua vida pessoal que deu espaço a seu principal momento criativo. A escritou passou a dedicar horas às aventuras de Harry Potter, e seu primeiro livro finalmente foi concluído.
Após diversas tentativas (mal sucedidas) de publicar seu livro, uma finalmente deu certo. A Editora Bloomsbury se interessou pelo seu manuscrito e decidiu fazer seu contrato. E é aqui que você pode entender o porquê do nome J. K. Rowling estampar as milhões de edições que são vendidas pelo mundo todo. Com medo do preconceito por tratar-se de uma autora mulher, seu agente literário recomendou que assinasse o livro apenas com suas iniciais, ou seja, J. Rowling. Já o K foi uma homenagem à sua avó, Kathleen.
Fonte:http://alohomora-pt.50webs.com/JKRowling.htm
Fonte:http://alohomora-pt.50webs.com/JKRowling.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário